sábado, 16 de julho de 2011

Fim da #SemanaHarryPotter

Chega ao fim o projeto #SemanaHarryPotter. Depois de muito trabalho árduo, muitas horas na cozinha e pesquisando fora dela nos livros da série, na internet, perguntando, em meus livros de receita... Posso dizer que foi uma semana deliciosa!

Assim como há 4 anos, agora eu sinto que finalmente essa estória teve fim. Em 20 de julho de 2007 eu estava ansioso, na expectativa do lançamento do último volume da série. Eram férias escolares e eu passei a tarde toda no shopping esperando a meia noite londrina para poder abrir as caixas. Sentia que era o fim, mas não como agora.

Agora, além da estória chegar ao final, nos cinemas. Minha vida com Harry Potter também vai ficar para trás, como uma lembrança. Evidente que ainda terei os livros para reler quando quiser, os DVDs para assistir mais incontáveis vezes, há também a expectativa pela novidade pottermore.com, enfim, mas para mim, sinto que está passando.

Eu havia até me esquecido desse mundo mágico com os anos que se seguiram ao final da série de livros. Ia sim ao cinema quando havia lançamento, me divertia, ria, ficava bravo com as mudanças, mas eu já estava me desligando. Havia inclusive esquecido que o filme que estreou na última sexta feira era o último.

Por isso que resolvi criar esse projeto. #SemanaHarryPotter foi meu jeito de me despedir da saga que cresceu comigo. Do pequeno menino que sobreviveu, à batalha em Hogwarts ou até os 19 anos depois. Eu assisti durante essa semana, quase um filme por dia. Errei na matemática, contei errado, mas eu fiz. Lembrei da infância e vi como foi boa, da adolescência e da magia que vou tentar cultivar em mim.

Muitos julgam a qualidade técnica da obra, a sagacidade da autora ou sei-la-tantos-o-quês que os críticos derrubam sobre a série. Não me importo, eu me emocionei e realmente me envolvi com a saga. Não é para isso que servem os livros de literatura? Entreter, emocionar e por que não, educar?

Não sou como muitas crianças, sempre curti um livro, mas digo que foi Harry Potter que me apresentou aos livros sem desenhos nem versos rimados da Ruth Rocha. Foi ele também que me testou quando li pela primeira vez um livro estrangeiro em seu idioma original.

Termino meu texto como J.K. Rowling inicia seu último “The dedication of this book [is] ... to you, if you have stuck with Harry until the very end.” Eu estive com Harry até o fim.

Malfeito, feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário